O que é o Iṣefá

A liturgia que envolve a celebração do Iṣefá é considerada como uma das mais importantes do culto a Ifá.

Conhecida popularmente como “a primeira mão de Ifá”, o Isefá envolve um conjunto de ritualísticas que possibilitam ao devoto resgatar e despertar a natureza íntima do seu ser. Pois, segundo os versos presentes no corpus literário de Ifá, antes de iniciarmos nossa jornada rumo ao Àiyé, nós, seres humanos, teríamos escolhido um complexo de energias que se somariam à nossa essência (orí inù) permitindo-nos desfrutar de uma vida próspera no Àiyé. Porém, a passagem entre o Ọrùn e o Àiyé guarda muitos mistérios e as tradições yorùbá apontam que é neste momento que, protegidos por energias ancestrais, nós repousamos em sono profundo esquecendo dos objetivos de nossa jornada.

Para retomar aos objetivos traçados ainda no Ọrùn é comum que as famílias yorùbá, que seguem a tradição do Ìṣẹ̀ṣè làgbà, procurem um Bàbáláwo logo após o nascimento de seus filhos e filhas, isso até o nono dia de vida, para realizar os ritos do èsèntàiyé – a cerimônia de revelação do odú de nascimento da criança.

Durante a cerimônia o Bàbáláwo, por meio da consulta oracular, revela para a família o odù que norteará a vida do recém-nascido permitindo-lhes lidar com a natureza da criança potencializando a sua essência, retomando com isso as orientações necessárias para a efetivação de uma vida próspera, aquela idealizada pelo recém-nascido.

Entretanto, para nós ocidentais, que nascemos e fomos educados a partir de princípios familiares, religiosos, sociais, culturais e políticos distantes daqueles de origem yorùbá, temos como orientação a realização do Iṣefá, pois será por meio do odù consultado durante a celebração dos ritos que o Bàbáláwo revelará a essência de nosso ser.

A revelação de nosso odù, após a celebração do iṣefá, nos trará um nome e o reconhecimento perante Òrúnmìlà, o que nos possibilitará acessar o nosso destino por meio da compreensão de nossa natureza mais íntima entendendo quais Òrìṣà devemos cultuar/iniciar para atingirmos êxito e sermos felizes em nossa jornada pelo Àiyé.